Entrevista – Criando Testrálios

Entrevista publicada no blog Criando Testrálios

Criando Testrálios – Desde que idade você tem o hábito da leitura?

Tâni – Tenho gosto pela leitura desde os oito, nove anos. Comecei com a Coleção Vagalume e com livros do Pedro Bandeira e não parei mais!

Criando Testrálios – Você gosta de ler Literatura Fantástica? Por quê?

Tâni – Sim, porque o fantástico, o irreal, me atrai. Essa fuga da realidade, tanto para ler quanto para escrever, é maravilhosa!

Criando Testrálios – Quais são as suas 3 sagas fantásticas literárias preferidas e por quê?

Tâni – Bom, “Jogos Vorazes” foi uma surpresa recente, não esperava que uma saga fosse me atrair tão rápido assim. Muito se dá, além da temática interessante, pelo posicionamento e atitude da protagonista Katniss Everdeen. “Fallen” foi minha primeira tentativa na temática anjos, e fiquei interessada, pois achei a questão anjos versus adolescentes delinquentes bem aproveitada. E foge daquele romance água com açúcar, tem conteúdo. E “Harry Potter” acho que dispensa motivos, não é? Magia, fantasia, Inglaterra… acho que junta muito dos meus gostos numa saga só. Tanto que o último livro da saga eu devorei em inglês mesmo, antes de sair a tradução aqui no Brasil!

Criando Testrálios – Em sua opinião, o que essa literatura acrescenta aos seus leitores?

Tâni – Creio que permite intensificar a imaginação e a criatividade, pois o fantástico muitas vezes está em nossas vistas, mas não vemos. Ou não somos ensinados a enxergar. Eu acho que ajuda a melhorar a visão do leitor, deixá-la mais sensível e crítica, mais refinada e perceptiva ao mundo…

Criando Testrálios – O que você faz para divulgar e incentivar a leitura de livros fantásticos?

Tâni – Bom, eu sempre que posso, estou repassando mensagens de incentivo à literatura, não só a fantástica como a geral, e de incentivo a leitores nacionais, porque precisamos nos apoiar, precisamos um incentivar o outro, um ler a obra do outro, para que possamos convencer os leitores de que vale a pena, de que valemos ser lidos! Faço a minha parte entre meus pares, em minha comunidade, através de conversas com a secretaria municipal de educação, mas é trabalho de formiguinha.

Criando Testrálios – Que publicações você já tem?

Tâni – Publiquei em abril desse ano (2012) o meu primeiro, Rosa Imortal, Um Novo Florescer, pela Editora Literata.

Criando Testrálios – Fale um pouco sobre sua obra publicada mais recente:

Tâni – Bom, Rosa Imortal, Um Novo Florescer, é um romance que mescla o sobrenatural com o policial, com a espionagem, e se passa no final da década de 60, em Londres. É uma história de vampiros, mas também é uma história de espiões. Fala muito sobre seres amaldiçoados, mas que ainda se prendem muito à humanidade que os cerca.

Criando Testrálios – Quais são os seus projetos atuais?

Tâni – Já tenho prevista uma continuação (que deve sair ano que vem), tenho ideias para um terceiro, e um projeto paralelo começou a surgir em minha cabeça. Só tenho que colocar ordem na cacholinha!

Criando Testrálios – Uma mensagem aos leitores do blog CT:

Tâni – Pessoal, nunca desistam! Nunca desistam de ler, nunca desistam de escrever, nunca desistam de tentar publicar. Nunca! Se queremos, conseguimos! E principalmente, nunca deixem de ler, nunca deixem de adquirir conhecimento, pois isso é precioso e que ninguém tira de nós!